Controlando mini servos com kit Bitalino e Arduino

Share your projects!
Lavi
Posts: 1
Joined: Sun May 22, 2016 7:49 pm

Controlando mini servos com kit Bitalino e Arduino

Postby Lavi » Mon Sep 05, 2016 5:48 pm

Este tópico visa compartilhar minha experiência utilizando sinal EMG pra controlar servo motores, através de dois Arduinos e o Kit Bitalino all-in-one.

Um problema para os amadores na área, principalmente para quem não tem o kit freestyle e não quer separar os módulos da placa Bitalino, não é adquirir os sinais através dos sensores, pois o mesmo se mostra bem amigável para aquisição e visualização via software. Mas sim não “estragar o sinal” tentando trabalhar com ele.

Quando uma fonte de alimentação externa entra em contato com as IOs do kit é difícil não deixar o sinal ruidoso (na minha experiência), a dificuldade era ligar a saída do sinal EMG (A1) a entrada de um microcontrolador, pois o mesmo já tinha sua alimentação o que causava ruídos. A solução é isolar tensões, já que foi preciso alimentar dois Arduinos e o Bitalino ao mesmo tempo.

Um optoacoplador foi necessário para isolar as tenções. A bateria de Li-po que vinha com o kit se mostrou eficaz para alimentar toda a placa Bitalino incluindo o modulo BT e todos os demais, além de um Arduino PRO Mini para filtrar digitalmente o sinal proveniente do módulo EMG.

Para controlar servo motores alguns cuidados foram necessários. Além de serem muitos precisavam de uma fonte de alimentação externa de 5V, e a bateria do Bitalino é de 3,7V. E mesmo se a tensão fosse compatível não recomendo ligar tantos componentes assim a ela.

Então a solução foi o uso de um optoacoplador para isolar as tensões, uma saída no Arduino PRO Mini deve sinalizar quando há contração ou relaxamento muscular segundo a filtragem. E foi fácil trabalhar com o Arduino Nano que estrava devidamente energizado a 5V e isolado do resto do circuito de aquisição de sinais. :)

Foi simples mas postei aqui para ajudar alguém que esteja com o mesmo problema, pois não encontrei esta informação na internet.

É claro que existe outras formas de controlar motores, usando o modulo BT do kit por exemplo, pareando a outro modulo mestre conectado a um microcontrolador, assim a tensão também fica isolada. Mas é difícil fazer isso sem um conhecimento particular em programação. Se possuir o kit Freestyle energizar o modulo sensor que deseja usar com a MESMA TENSÃO do microcontrolador que pretende programar também é uma possibilidade.


XOXO

site do projeto

vídeo de funcionamento:
https://drive.google.com/open?id=0B4FNg ... VJ6QlJEYVU
Attachments
TCC.png
TCC.png (11.69 KiB) Viewed 695 times

Return to “BITalinos in the wild”




cron